sexta-feira, 8 de maio de 2015

Geléias

COLHERES METIDAS

No café, na sobremesa, no assado e até em massas: não há limites para geleias e outras compotas doces entrarem em ação

Colheres metidas (Foto: Eric van Lokven/StockFood)
Compotasgeleias e afins não são apenas uma forma de aproveitar aquele ingrediente que está sobrando na geladeira ou na fruteira (apesar desta ser uma função das mais maravilhosas. Nada como a sensação de preparar algo útil e delicioso com um item que estava prestes a terminar seus dias no lixo). Além de entrar em cena no café da manhã ou da tarde e na hora da sobremesa, essas preparações são ótimas para tirar um lanchinho ou prato básico do lugar-comum. Combinam às mil maravilhas comqueijos, dão um sabor festivo a carnes diversas e podem deixar bolinhos de arroze outras friturinhas tentadoras ainda mais gostosas. Embora algumas receitas peçam um bocado de tempo disponível para atingir o ponto ideal, nem toda geleia ou compota precisa ficar horas no fogo.
Confira mais receitas de geleias deliciosas

A chef Flávia Carnicelli, da empresa SLA – comida orgânica e funcional, que sugeriu algumas combinações desta reportagem, acha interessante manter a crocância em ingredientes como a erva-doce. O conselho de Flávia é observar a preparação, ver se ainda há muito líquido ou se os ingredientes estão bem incorporados, até chegar à consistência desejada. Feito isso, não se reprima: use sua mistura adocicada de legumes ou frutas para dar um up no cardápio, do sanduíche ao assado de domingo.
A geleia de abacaxi com cravo leva um pedacinho de gengibre e uma dose de cachaça. Boa companhia para uma fatia de pão integral e melhor ainda num sanduíche de pernil (Foto: Eric van Lokven/StockFood)
Compota de tomate assado com curry pode ser servida como antepasto ou usada para incrementar de omeletes a assados (Foto: Eric van Lokven/StockFood)
Queijos de mofo branco casam divinamente com esta geleia de uva com manjericão. Para prepará-la, escolha uma variedade bem doce e sem sementes (Foto: Eric van Lokven/StockFood)
A compota de abóbora, laranja e maracujá (à esq.) pode ser servida pura ou acompanhada de queijos. O relish de erva-doce acompanha assados e dá um toque sofisticado a petiscos fritos, como bolinhos de arroz (Foto: Eric van Lokven/StockFood)
Combinação elegante e certeira: compota de figo com pistache, servida com queijo de cabra. Azeitonas pretas e cebolas assadas também são bem-vindas para completar a festa de sabores (Foto: Eric van Lokven/StockFood)

Nenhum comentário:

Postar um comentário