quarta-feira, 15 de abril de 2015

PAIN AU CHOCOLAT

Ingredientes
1 kg de farinha de trigo;
22 g de sal;
120 g de açúcar;
20 g de leite em pó;
45 g de fermento biológico fresco;
450 ml de água;
60 g de manteiga para a massa + 500 g de manteiga para folhar;
retângulos de chocolate meio amargo (8 cm x 1,5 cm x 1 cm de altura).
Modo de fazer
Junte em uma tigela a farinha, o sal, o açúcar, o leite em pó e o fermento e misture bem. Acrescente a água e misture a massa com as mãos até obter uma farofa. Adicione 60 g de manteiga e misture bem até formar uma massa pegajosa.
Transfira a massa para uma bancada limpa e sove-a, com as mãos, por aproximadamente 15 minutos, até que fique lisa e homogênea. Cubra com um filme plástico e deixe descansar por 10 minutos.
Enquanto a massa descansa, divida a manteiga para folhar em duas partes de 250 g cada uma. Abra um filme plástico sobre uma bancada e coloque umas das partes da manteiga. Cubra com outro filme plástico e, com a ajuda de um rolo de macarrão, abra a manteiga em um retângulo de aproximadamente 40 cm x 20 cm. Faça a mesma coisa com a outra metade da manteiga. Coloque as placas de manteiga na geladeira para que fiquem levemente duras.
4 Enfarinhe a bancada e abra a massa em um retângulo de 65 cm x 30 cm. Divida a massa em três partes iguais, sem cortá-la. Apenas faça marcas superficiais nela (veja ilustrações abaixo). Coloque uma das placas da manteiga em 2/3 do retângulo. Com a ajuda de uma espátula, espalhe a manteiga em toda essa área.
5 Dobre o terço da massa que ficou sem manteiga sobre o terço amanteigado do centro e, em seguida, dobre a terceira parte da massa sobre ele (1ª dobra).
6 Abra a massa novamente com o rolo de macarrão no mesmo formato (65 x 30 cm) e repita o processo de dividir a massa em três terços e dobrá-los, desta vez, sem manteiga (2ª dobra). Cubra com um filme plástico e deixe descansar na geladeira por 30 minutos.
7 Abra a massa novamente, coloque a segunda placa de manteiga, espalhe-a em 2/3 da massa e dobre-a novamente (3ª dobra).
8 Abra a massa novamente e repita o processo de dobrá-la, sem manteiga (4ª dobra).
9 Por último, abra a massa na espessura de 1 cm e corte-a em retângulos de 8 cm x 12 cm. Coloque duas barrinhas de chocolate na ponta de cada retângulo e enrole-o como um rocambole. Unte uma fôrma com óleo e distribua os pães, deixando um espaço de 3 cm entre cada um deles. Cubra com um filme plástico e deixe fermentar por cerca de 30 minutos. Pincele ovo batido sobre eles e leve para assar em forno preaquecido a 180 ºC por cerca de 30 minutos ou até a superfície dourar.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário